A osteoartrite é uma das desordens músculo-esqueléticas mais comuns que levam à deterioração das articulações e tem um impacto muito grande na qualidade de vida dos pacientes.
Estudos experimentais e in vitro sugerem que o sumo de romã tem um papel protetor devido a ser uma fonte rica em antioxidantes capazes de reduzir a inflamação da cartilagem. Tendo isto em conta, num estudo recente de intervenção foram recrutados 38 pacientes com osteoartrite no joelho e aleatoriamente divididos em dois grupos: um dos grupos bebeu sumo de romã e o outro foi o grupo controlo, durante seis semanas, para avaliar o efeito desta intervenção em sinais clínicos, inflamação e níveis de antioxidantes.
De acordo com os resultados obtidos, o consumo de sumo de romã pode melhorar a função física e rigidez, diminuir as enzimas de degradação da cartilagem e aumentar a capacidade antioxidante em pacientes com osteoartrite do joelho.
Journal of the Science of Food and Agriculture, 25 jan. 2016. doi: 10.1002/jsfa.7647. [Epub ahead of print] The effect of pomegranate juice on clinical signs, matrix metalloproteinases and antioxidant status in patients with knee osteoarthritis Ghoochani N, Karandish M, Mowla K, Haghighizadeh MH, Jalali MT.