Pesquisa Avançada

Sumo de Romã na Osteoartrite

Sumo de Romã na Osteoartrite

A osteoartrite é uma das desordens músculo-esqueléticas mais comuns que levam à deterioração das articulações e tem um impacto muito grande na qualidade de vida dos pacientes.

Estudos experimentais e in vitro sugerem que o sumo de romã tem um papel protetor devido a ser uma fonte rica em antioxidantes capazes de reduzir a inflamação da cartilagem. Tendo isto em conta, num estudo recente de intervenção foram recrutados 38 pacientes com osteoartrite no joelho e aleatoriamente divididos em dois grupos: um dos grupos bebeu sumo de romã e o outro foi o grupo controlo, durante seis semanas, para avaliar o efeito desta intervenção em sinais clínicos, inflamação e níveis de antioxidantes.

De acordo com os resultados obtidos, o consumo de sumo de romã pode melhorar a função física e rigidez, diminuir as enzimas de degradação da cartilagem e aumentar a capacidade antioxidante em pacientes com osteoartrite do joelho.

 

Journal of the Science of Food and Agriculture, 25 jan. 2016. doi: 10.1002/jsfa.7647. [Epub ahead of print] The effect of pomegranate juice on clinical signs, matrix metalloproteinases and antioxidant status in patients with knee osteoarthritis Ghoochani N, Karandish M, Mowla K, Haghighizadeh MH, Jalali MT.

Voltar

Últimas Notícias

Relacionadas

Aguarde...